SOBRE O AUTOR...

*Domo-kun é o mascote que simboliza a TV no Japão 


Criei o CM's JAPAN em 2009 ainda quando estava no Japão. A idéia original era usar a plataforma de blogs como um meio de 'arquivar' alguns CMs que gosto. Depois, no final de 2010 retomei o projeto publicando esporadicamente. Com o tempo o número de acessos foi aumentando então decidi fazer postagens regularmente, e eventualmente escrever algo sobre o CM ou algo sobre o Japão, terra de meus antepassados.
Meus avós migraram para o Brasil após a 2a. Guerra Mundial. Meu avô foi soldado japonês durante a 2a. Guerra. Meu pai veio ainda pequeno, era motorista de caminhão e viajou pelo Brasil inteiro. A família de minha mãe é toda de Kumamoto-ken, lá no extremo sul do Japão.
Me identifico aqui como fmass que nada mais é do que as iniciais de meu nome. Comecei a admirar os comerciais japoneses há muito tempo, quando na época alguns parentes enviavam programas de TV do Japão gravados em fitas VHS (bota tempo nisso..). Ficava mais encantado com os comerciais do que os programas em si. Eram coisas, produtos, carros, equipamentos eletrônicos, diversos tipos de comida, tudo muito diferente do que estávamos habituados.
Fui para o Japão em meados de 2000. Estudei um pouco, trabalhei bastante e tive a oportunidade de conviver com muitos japoneses, aprendendo e absorvendo a cultura e os costumes. Quem observar atentamente os comerciais irá identificar esses hábitos, o modo como os japoneses pensam, o que gostam, o que fazem. Isso eu acho interesante. E compartilho com todos que visitam o CM's JAPAN.

http://cm-japan.blogspot.com/